SORTIMENTOS.COM


Arte e Exposições || São Paulo Exposições


Exposição internacional inédita leva artistas da Street Art mundial para a Caixa Cultural

street art

 

O inglês Bansky, os franceses Jef Aerosol e Rero, os portugueses Vhils e ±MaisMenos, o brasileiro Nunca e a dupla italiana StenLex mostram recorte significativo da história do grafite mundial. Arte que vem da rua e transita nas redes é pop e pode ser vista de graça na Caixa Cultural de São Paulo (Praça da Sé, 111, Centro). Depois vai para o Rio e Brasília. Em destaque, a diversidade de técnica e estilos – estêncil, pôster, colagem e instalações, entre outras.

Cidades têm sido coloridas há mais de 40 anos por artistas que usam a rua como canal de expressão, oferecendo ao público obras que permitem redescobrir o espaço urbano por meio da arte. Uma mostra coletiva inédita traz para o Brasil artistas representativos da Street Art da atualidade, com trabalhos de brasileiros e de representantes da Inglaterra, Itália, França e Portugal para traçar um panorama da Street Art no mundo.

Com curadoria da produtora portuguesa Leonor Viegas, a exposição Street Art – um Panorama Urbano fica em cartaz na Caixa Cultural de 22 de fevereiro a 20 de abril, com entrada gratuita. Depois de São Paulo, a mostra vai para o Rio de Janeiro (de 2/8 a 5/10) e Brasília (de 25/11 a 11/01/15). O inglês Bansky, os franceses Jef Aerosol e Rero, os portugueses Vhils e ±MaisMenos, o brasileiro Nunca e a dupla StenLex, da Itália, utilizam as mais variadas técnicas – pintura, estêncil, colagem, mosaico, instalações, resina, carimbo, montagem e até esculturas.

Street Art 1

A mostra traz uma peça inédita do inglês Banksy, cuja verdadeira identidade é desconhecida, mas suas ações explicitamente políticas chamam atenção do mundo, como pintar painéis irônicos no lado palestino do muro que separa a Cisjordânia de Israel. A obra Everyday a Fresh Load Of Compromise – 2006, peça única, foi gentilmente cedida por um colecionador. Além dela, mais um trabalho do artista estará na exposição.

Os artistas portugueses Vhils e ±MaisMenos e o brasileiro Nunca apresentam obras especialmente concebidas para a mostra. Já a dupla de italianos StenLex realiza uma obra in loco. “A ideia é que tenhamos peças inéditas desses artistas, alguns deles realizando trabalhos que reflitam o olhar deles para o Brasil. Acredito que a exposição poderá estabelecer um diálogo maior com o público,” explica Luiz Prado, o produtor do projeto.

Colagem, como a dupla StenLex; trabalho centrado na tipografia como o Rero; o estilo etnográfico do Nunca e que faz parte da história do grafite no Brasil ou ainda o ±MaisMenos , que utiliza inúmeros vídeos que se tornam virais para espalhar a sua mensagem.

 
Exposição Street Art – Um Panorama Urbano
:: Abertura: 22 de fevereiro de 2014, às 11h
:: Visitação: De 22 de fevereiro a 20 de abril de 2014
:: Horário: De terça a domingo das 9h às 19h
:: Lançamento de catálogo: 15 de março de 2014, às 11h
:: Local: Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro), São Paulo/SP

 

Mais informações: (11) 3321-4400

 

Artes: Divulgação.